PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Objetivo:
Rejuvenescer o olhar ou tratar pálpebras caídas que atrapalham o campo de
visão.

Ao passar dos anos, a pele vai envelhecendo e perdendo a sua elasticidade. A área ao redor dos olhos é a mais afetada, pois é a que mais transparece as expressões faciais. Sendo assim, há uma maior flacidez nessa região, tanto na pálpebra inferior, quanto na superior. A partir disso, a Blefaroplastia, ou Cirurgia Palpebral, é ideal para devolver ao paciente um olhar mais jovem e atraente, tratando a pele flácida, eliminando depósitos de gordura e removendo o excesso de pele para, enfim, devolver o seu contorno natural. Seja por questões de saúde, campo de visão limitado por conta da pálpebra superior ou questões estéticas, esse procedimento tem como objetivo rejuvenescer e melhorar a qualidade de vida do paciente.

O processo cirúrgico é bem simples e dura cerca de 2 horas. A anestesia pode ser local, local com sedação ou geral, dependendo da orientação médica. São feitas incisões em regiões específicas, a fim de extrair o excesso de pele, eliminar rugas finas e corrigir a queda nas pálpebras inferiores; como também remover esse excesso e a flacidez nas pálpebras superiores, promovendo o reposicionamento palpebral. Por fim, as incisões são fechadas com suturas ou adesivos de pele e os resultados aparecem naturalmente.

Pré-operatório: antes do procedimento, o paciente passa por um questionamento sobre o seu estilo de vida, sua saúde e expectativas. Na consulta, são solicitados os exames laboratoriais, indicar ou pausar o uso de certos medicamentos (podendo também ajustar as doses dos medicamentos de rotina) e orienta parar com o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas dias antes da cirurgia – também é importante evitar aspirina, antiinflamatórios, anticoagulantes e remédios naturais. No dia anterior à cirurgia, o paciente precisa ficar 8 horas de jejum absoluto (alimentos sólidos e líquidos).

Pós-operatório: após o procedimento, o médico avalia cada caso e prescreve o melhor medicamento para ajudar na cicatrização. É possível que haja um desconforto, irritação, olhos secos, inchaço e até hematomas na região operada, por isso, é necessário que o paciente alterne pomada lubrificante e compressas geladas, podendo até cobrir o local com gaze. Vale ressaltar que olhos sensíveis à luz e/ou lacrimejando em excesso são comuns nas primeiras semanas.

Em relação à retomada das atividades, a orientação é aguardar cerca de três dias para poder ler e de cinco a dez dias para voltar ao trabalho; no caso de lentes de contato, voltar a usar somente após a reavaliação do médico. Se o pós-operatório ocorrer bem, depois de três semanas, o paciente pode voltar com a sua rotina normal, incluindo o consumo de álcool. Ao longo dos meses, o resultado é bem mais natural e definitivo. Porém, mesmo depois da cirurgia é recomendado que haja um cuidado com a alimentação e o uso frequente do protetor solar para evitar, ao máximo, o envelhecimento natural da pele e prolongar os resultados.

Open chat