PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Objetivo:
aumentar ou diminuir o queixo, proporcionando harmonia ao rosto.

A harmonia do rosto envolve o perfil facial, com o equilíbrio entre a face, o nariz e o mento. Por conta da genética, muitas pessoas podem ter um queixo que não condiz com a proporção da face, seja por ser muito grande ou muito pequeno, ou até mesmo uma mandíbula muito para frente (prognatismo) ou para trás (retrognatismo). Sendo assim, a Mentoplastia, conhecida também como Cirurgia de Queixo, é a escolha certa para devolver essa naturalidade e, consequentemente, a autoestima e autoconfiança do paciente.

Após analisar todos os pontos do rosto, o médico tem algumas opções para atingir a harmonia facial. Quando se trata de aumentar o queixo, o osso do local pode ser movido para frente ou, se necessário, colocar implante de silicone ou um material osso integrado como o Medpor ou Porex. Em caso de indicação de diminuição da projeção do queixo, parte do osso pode ser removido para conquistar o equilíbrio. Na análise facial o cirurgião deve avaliar a oclusão dentária, que pode estar normal ou alterada, como mordida cruzada, oclusão Classe II (mento para trás) ou Classe III (mento para frente). Em paralelo, como o queixo interfere diretamente na mordida do paciente, pode ser indicado realizar algumas modificações na maxila, a fim de melhorar a mastigação e a oclusão. Na perfiloplastia, a mentoplasti a muitas vezes é feita com a rinoplastia, pois o nariz por afetar a proporção do todo.

Pré-operatório: antes do procedimento, o paciente passa por um questionamento sobre o seu estilo de vida, sua saúde e expectativas. Dependendo do andamento da consulta, o médico pode pedir exames laboratoriais, indicar ou pausar o uso de certos medicamentos (podendo também ajustar as doses dos medicamentos de rotina) e orienta parar com o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas dias antes da cirurgia – também é importante evitar aspirina, anti-inflamatórios, anticoagulantes e remédios naturais. No dia anterior à cirurgia, o paciente precisa ficar 8 horas de jejum absoluto (alimentos sólidos e líquidos). Importante realizar mensurações faciais, análise criteriosa para se determinar a melhor conduta.

Pós-operatório: após o procedimento, o médico indica os medicamentos necessários para ajudar na cicatrização e evitar infecções. Logo depois do procedimento, a orientação é dormir com a cabeça para cima, evitando a posição de lado, e a alimentação é realizada através de líquidos nos primeiros dias. É importante evitar a exposição solar, fumar e praticar exercícios físicos. Até umas 2 semanas, é normal a região operada ficar inchada e, também, dormência do lábio e do queixo. Depois desse período, o paciente pode voltar às atividades normais, como o trabalho.

Open chat