PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Objetivo:
Reduzir as mamas desenvolvidas em excesso em homens para proporcionar aparência de peito masculino.

A ginecomastia é uma condição que afeta homens em qualquer idade e se caracteriza pelo excesso de desenvolvimento do tecido glandular mamário, de gordura localizada ou pela combinação de ambos os fatores.

Pode ocorrer unilateralmente ou bilateralmente e ser resultado de alterações hormonais, hereditariedade, condições genéticas ou pelo uso de determinados medicamentos.

A retirada do tecido glandular é feita a partir de técnicas de excisão, que também pode ser aplicada caso haja a necessidade de reposicionar o mamilo ou reduzir a aréola, visando um resultado final mais harmônico. Já em casos de ginecomastia resultantes de excesso de tecido adiposo, a cirurgia é feita através de técnicas de lipoaspiração.

O procedimento é indicado para homens que queiram corrigir a condição e desejam uma aparência mais masculina da região peitoral. É indicado para pacientes fisicamente saudáveis e dentro do peso, após o desenvolvimento já estabilizado das mamas.

É importante ressaltar que o ganho de peso após o procedimento pode ocasionar no reaparecimento da situação.

Pré-operatório: antes do procedimento, o paciente passa por um questionamento sobre o seu estilo de vida, sua saúde e expectativas. Dependendo do andamento da consulta, o médico pode pedir exames laboratoriais, indicar ou pausar o uso de certos medicamentos (podendo também ajustar as doses dos medicamentos de rotina) e orientar parar com o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas antes da cirurgia – também é importante evitar aspirina, anti-inflamatórios, anticoagulantes e remédios naturais. No dia anterior, o paciente precisa ficar 8 horas de jejum absoluto (alimentos sólidos e líquidos).

Pós-operatório: Após o procedimento, o médico indica os medicamentos necessários para ajudar na cicatrização e evitar infecções. O uso de bandagem elástica ou malha pode ser recomendados para ajudar a diminuir o inchaço, bem como o uso de dreno temporário para retirar o excesso de sangue e fluidos.

Atividades leves podem ser retomadas gradativamente após 7 dias, enquanto as mais exigentes após 2 ou 3 semanas. Inchaço e hematomas desaparecem após 3 a 6 meses.

Open chat