PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Objetivo:
minimizar a cicatriz, deixando-a mais uniforme na pele.

Após lesões de forte impacto ou cirurgias, nas quais houve a má cicatrização, podem aparecer cicatrizes visíveis que incomodam muitas pessoas. Sendo assim, a Correção de Cicatriz tem como objetivo minimizar, ao máximo, a cicatriz, clareando a região de acordo com o tom de pele e devolvendo a sua textura. Importante ressaltar que ela não pode ser apagada definitivamente, mas é possível deixá-la mais uniforme e proporcionar uma estética agradável ao paciente.

Para realizar o procedimento, algumas técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas, dependendo de cada caso. Tratamentos Tópicos, como géis, fitas ou compressão externa são usados nas cicatrizes superficiais, fechando as feridas e ajudando na descoloração – diminuindo a produção de pigmento irregular. Já os Tratamentos Injetáveis são utilizados para preencher cicatrizes reduzidas e alterar a aparência, tamanho e a textura do tecido. Por último, os Tratamentos de Superfície melhoram a estética, através de dermoabrasão, laser, peeling químico e agentes clareadores.

Pré-operatório: antes do procedimento, o paciente passa por um questionamento sobre o seu estilo de vida, sua saúde e expectativas. Dependendo do andamento da consulta, o médico pode pedir exames laboratoriais, indicar ou pausar o uso de certos medicamentos (podendo também ajustar as doses dos medicamentos de rotina) e orienta parar com o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas dias antes da cirurgia – também é importante evitar aspirina, antiinflamatórios, anticoagulantes e remédios naturais.

Pós-operatório: após o procedimento, o médico indica os medicamentos necessários para ajudar na cicatrização e evitar infecções. Até duas semanas, a região operada pode apresentar inchaço e desconforto, ocasionando em sensibilidade. A utilização de laseres, cremes, pomadas e placas de silicone é importante. Em casos de antecedente de quelóide, pode ser indicada betaterapia ou radioterapia superficial. Os resultados finais da cirurgia são visíveis dentro de alguns meses, porém, pode levar até 1 ano para ocorrer a cicatrização completa.

Open chat