PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Objetivo:
retirar o excesso de pele e gordura abdominal, promovendo a simetria e a proporção do corpo.

Com o passar dos anos, devido a grandes oscilações de peso ou após gestações, a pele da região abdominal vai perdendo a sua elasticidade natural, ficando cada vez mais flácida. A partir disso, muitas pessoas tentam a prática frequente de exercícios físicos e uma reeducação alimentar, mas que, em muitos casos, não elimina aquele excesso de pele e gordura do abdômen. Portanto, a Abdominoplastia consiste em devolver ao abdômen o seu contorno natural e, também, a autoestima do paciente.

O procedimento dura cerca de 2 a 4 horas e é indicada uma anestesia geral, peridural, raquidiana ou local com sedação, sendo nossa preferência pela anestesia geral. Depois do formato geral do corpo ser analisado por completo, o médico realiza uma incisão horizontal entre a linha do púbis e do umbigo, tendo uma abertura para remover o tecido flácido geralmente do umbigo ao púbis, podendo haver o tratamento dos músculos abdominais. O objetivo não é a perda de peso, mas modelar o abdômen, tornando-o mais liso, firme e tonificado. As mulheres que desejam engravidar devem esperar para realizar o procedimento, para não terem os resultados comprometidos. A lipoaspiração pode ser associada em alguns casos.

Pré-operatório: antes do procedimento, o paciente passa por um questionamento sobre o seu estilo de vida, sua saúde e expectativas. Dependendo do andamento da consulta, o médico pode pedir exames laboratoriais, indicar ou pausar o uso de certos medicamentos (podendo também ajustar as doses dos medicamentos de rotina) e orienta parar com o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas dias antes da cirurgia – também é importante evitar aspirina, antiinflamatórios, anticoagulantes e remédios naturais. No dia anterior à cirurgia, o paciente precisa ficar 8 horas de jejum absoluto (alimentos sólidos e líquidos).

Pós-operatório: após o procedimento, o médico indica os medicamentos necessários para ajudar na cicatrização e evitar infecções. Logo depois da cirurgia, é imprescindível o uso de cinta modeladora, pois ajuda a remodelar o corpo em seu novo formato, diminui o acúmulo de líquidos, minimiza o inchaço, além de acelerar na recuperação. A drenagem linfática é fundamental para a melhora do edema, melhora do desconforto e recuperação mais rápida. O paciente pode voltar ao trabalho entre duas e quatro semanas e, em relação às atividades mais intensas, em cerca de quatro a seis semanas. Para os resultados permanecerem, uma qualidade de vida saudável, com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação podem ajudar.

Open chat